16 de jan de 2013

Por quê chove tanto no verão?

Você já deve estar meio entediado com tanta chuva não é? Sentindo aquele tédio, parece que vai embolorar, vontade de dormir o dia todo, querendo sair,mas odeia se molhar.
Pois então é melhor se conformar, porque no verão, principalmente em Janeiro, chove mais, veja porque...




 Chove mais no verão porque o ar fica mais quente e com maior capacidade para armazenar a umidade (vapor) que, em grande quantidade, se transforma em chuva. O sol forte faz a água dos mares, rios, lagos e florestas evaporar com muita facilidade. Assim, formam-se nuvens gigantescas, chamadas Cumulonimbus, com mais de 10 mil metros de altura. Parecem uma esponja gigantesca que vai se encharcando cada vez mais. Quando estão carregadas, despejam essa água evaporada sobre a superfície da terra.

Nas cidades, as tempestades assustam a população. Como nas áreas urbanizadas há pouco espaço com terra para absorver a água - o asfalto e o cimento não conseguem realizar esse trabalho -, os rios não suportam o excesso e transbordam, causando enchentes. A gigantesca quantidade de lixo jogada nas ruas todos os dias também piora o problema.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário